Foi disputado na última quinta-feira no hipódromo do Cristal, o GP Derby Riograndense - BETSSON, prova no percurso de 2.400 metros destinado apenas aos potros de três anos.
Na raia, tudo transcorreu conforme o esperado, com um mano a mano entre o campeão do GP Bento Gonçalves "DEAR-VET", e o recordista dos 1.800 metros "TROVÃO DA LAGOA". A primeira parte da carreira teve um train falso, o que proporcionou que TROVÃO DA LAGOA acompanhasse o ritmo com naturalidade, e mais de perto do que em suas atuações anteriores.
Pilotado por Waldomiro Blandi, DEAR-VET obrigou-se a policiar o comandado de Claudinei Farias não muito de longe, para que quando esse fosse tratar dos papéis, estivesse em condições de comprar a briga. Todavia, quando o pupilo do capacitado Neimar Canut assumiu a vanguarda, o atleta de Rogério Arias tentou de pronto alcançá-lo, mas Claudinei Farias foi mais feliz em suas decisões, algo que, somado as qualidades do filho de Bold Start e Gravette (Drosselmeyer), garantiu ao "TURFMAN" Luiz Henrique Flores dos Santos o privilégio de levantar a taça do Derby gaúcho. DEAR-VET, mesmo tendo de se contentar com a formação da dupla, comprovou se tratar de um cavalo de futuro promissor. TOURVILLE foi o terceiro a cruzar o espelho, deixando MIDNIGHT MEMORIES e TOCAI DEL VENETO nas colocações subsequentes. Agora resta saber se teremos uma revanche no GP Encerramento ou se os craques irão tentar brilhar em outros centros equinos.
empo: 2m38s10