Foi disputado na última quinta-feira no hipódromo do Cristal, o Clássico Romo Ferte, prova destinada apenas para produtos da geração 2019, no percurso de 1.100 metros.
Em pista, o que os turfistam acompanharam foi a afirmação de um potro que já havia encantado na estreia, mas que dessa vez foi apertado desde a largada. Treinado pelo competente Rogério Arias, TEMPESTADE AZUL não fugiu da briga inicial com LA PASSANTE e, depois aniquilar as pretensões deste, teve que pelear com LEÃO DA LAGOA, que entrou pela reta final com ação das melhores. No entanto, o duelo durou pouco mais de 200 metros, quando Daniel Staiti deu a partida final no seu conduzido, e o mesmo, de forma pouco comum, parecia ter largado dali, despachando o pupilo de Nilton Pires e fugindo com desenvoltura para o espelhjo, parando os cronômetros na espetacular marca de 66,90s.
O ganhador é um M/C - 3 anos - RS - por NOBLE COURT e VAUDEVILLE GIRL (RED RUNNER), de criação do Haras Manto Azul e de propriedade do abençoado João Ramão Moraes Pires.