Foi disputada na última quinta-feira, na arena do Jockey Clube do Rio Grande do Sul, a 1ª Etapa da Taça de Fundistas - Clássico Estensoro, prova reservada para produtos de três anos e mais idade.
Cinco animais alinharam na baliza dos 2.000 metros, com destaque, antes da largada, para MORO DO KENTUCKY e OLYMPIC LINKEDIN, cavalos que em seus últimos dois enfrentamentos vinham proporcionando chegadas eletrizatantes ao público turfista.
Foto: Ricardo Rimoli
Dada a largada, nada foi diferente do que se imaginava, com o pilotado de Leonardo Gouvea puxando o ritmo da prova, seguido a meia distância pelo favoritão MORO DO KENTUCKY. Até aí em nada mudava em relação a rotina dos confrontos anteriores. Todavia, a diferença passou a ser vista na altura dos últimos 700 metros, quando, geralmente, o conduzido de Claudinei Farias vinha ultrapassando OLYMPIC LINKEDIN, algo que desta feita não ocorreu, pois quando MORO DO KENTUCKY tentou dar o bote, o defensor da vitoriosa farda do senhor Alberto J. Tiellet Miorim, foi intencionado por seu jóquei, virou a última curva na frente e, na reta final, rumou com desenvoltura para o espelho. MORO DO KENTUCKY, mesmo fazendo manhas no linheiro final, ficou com o segundo lugar. Afastado, ALLION logrou o terceiro lugar de HAPPY-RICH nos metros derradeiros, enquanto que MAS QUE NADA chegou fora de foco, na última colocação.
O ganhador é um M/C - 4 anos - RS - por Goldikovic e Nonna (PUBLIC PURSE) de criação do Haras Regina. Destaque absoluto para o treinador Elziar Santos, pois o mesmo aligeirou seu pensionista nos últimos treinos, permitindo, assim, que o jóquei L. Gouvea conseguisse evitar ao máximo a aproximação do favorito, tática essa que fez toda a diferença.
Tempo: 131,70s.