Foi disputado no feriado da última quarta-feira no Jockey Clube do Rio Grande do Sul, o GP Hipódromo dos Moinhos de Vento - (LR-R) - 3ª prova da tríplice coroa de fêmeas.
Diante do forfait da provável favorita QUÉCHUA, os apostadores, em sua maioria, migraram para o lado de FUEGO ENLAS PATAS, potranca de treinamento do treinador Luciano Arias, que abriu e fechou a pedra com dividendo 1,30 para cada um real apostado. No entanto, Arias já havia alertado na "Live da Barbada" que sua outra pupila, no caso JAPURÁ, contava com tantas possibilidades de triunfo quanto FUEGO ENLAS PATAS. Em pista, na hora da verdade, vingou a dupla de Luciano Arias, confirmando as expectativas de seu compositor (assim eram chamados antigamente os treinadores de cavalos no interior do RGS). Suas duas pupilas travaram uma bela disputa, mas nos 300 metros derradeiros a defensora do Stud Forli definiu a situação a seu favor, mantendo-se invicta em solo gaúcho, e credenciando-se para a disputa do GP Diana no próximo mês de maio. JO-ANN ROYAL novamente cumpriu papel de destaque, arrematando em um honroso terceiro lugar. I'VE BEEN THERE, por sua vez, decepcionou por completo, chegando em um apagado quarto e último lugar.
JAPURÁ é uma F/A - 3 anos - PR - por Salto e Bella Cy (Belo Colony) de criação do Haras Cifra. Marcelo Souza, como de costume, esteve perfeito no dorso da campeã.
Tempo: 140,70s para os 2.000 metros.