Foi disputado na última quinta-feira no hipódromo do Cristal, o Clássico Duque de Caxias, prova destinada para fêmeas de três anos e mais idade no percurso de 2.000 metros.
A carreira foi dividida em duas metades; na primeira delas, FUEGO ENLAS PATAS saiu ditando um train alucinante, movimento esse, acompanhado de perto por NEVER ON SUNDAY e QUÉCHUA, enquanto que ANTIGUA, BEST DUBAI e TRANCA DE BIRIGUI guardavam suas forças para a segunda parte da prova. Até os 800 metros derradeiros, a carreira em pouco se alterou mas, a partir daí, as mudanças foram drásticas. FUEGO ENLAS PATAS e QUÉCHUA sucumbiram por completo, e a favorita NEVER ON SUNDAY, quando pensou que iria se adonar da situação, também acusou cansaço, apontando pela reta final já dominada por ANTIGUA e BEST DUBAI, que pareciam que iriam decidir a questão. Todavia, nos galões derradeiros, TRANCA DE BIRIGUI foi arrancada para fora e surpreendeu quase todos, cruzando a linha de chegada na primeira posição, e rateando mais de 30 para cada 1 real apostado. A incansável BEST DUBAI, mais uma vez, atuou em alto nível, sendo a responsável pela formação da dupla. ANTIGUA foi outra que cumpriu papel destacado, ficando com o honroso terceiro lugar. NEVER ON SUNDAY, pagando tributo por seguir o ritmo inicial, arrematou apenas na quarta colocação, deixando para QUÉCHUA a última vaga do pódio premiado.
A ganhadora é uma F/C - 4 anos - RS - por CISNE BRANCO E GLÓRIA DE BIRIGUI (BANKING), de criação do Stud Birigui e de propriedade do senhor Agamenon Machado de Assis Berni. Leonardo Gouvea esteve espetacular no dorso da campeã, méritos idênticos ao do treinador E.Santos (popular 11 horas).