Logo após a disputa das potrancas, dez machos da geração 2018 alinharam no partidor dos 1.600 metros em busca do mesmo objetivo, o GP Taça de Cristal.
Conforme já vinha ocorrendo nas provas anteriores, GLORY WAR e ROCKY FON foram para a raia apontados pelos cronistas como principais protagonistas da prova. No entanto, o totalizador mostrava uma forte tendência dos apostadores para o lado do alazão DON CAMBAY, potro que de fato havia demonstrado grande evolução em seus dois últimos compromissos.
Chegada a hora da verdade, tudo aconteceu de acordo com o histórico dos competidores, GLORY WAR, pouco antes da entrada reta final, assumiu a ponta e nunca mais foi alcançado, chegando no disco escoltado pelo não menos promissor ROCKY FON, predominando mais uma vez a dupla do "mago H.P.Machado". UCANBET, em atuação auspiciosa, foi o terceiro colocado. DON CAMBAY, por sua vez, comprovou estar evoluindo, mas não o suficiente para desbancar os três primeiros colocados. UNDER PRESSURE completou o placar remunerado.
O campeão, é um M/C - 2 anos - RS - por Holding Glory e War Love (Roman Ruler), de criação do Haras Cerro Formoso, e de propriedade do "TURFMAN" Ricardo Corrêa. Hermínio Machado e Marcelo Souza estiveram novamente perfeitos em suas respectivas funções.
Tempo: 102,50s.