Eram aproximadamente 17:10 da tarde, quando os nove participantes encaixaram no partidor para desbravarem os 2.200 metros do GP Protetora do Turfe.
A história recente dos concorrentes apontava para um confronto de gerações. Campeão do último GP Bento Gonçalves, AMERICAN TIZ trazia consigo não só o título citado, angariava, além disso, outras quatro vitórias em distâncias longas, sendo a última delas em tempo recorde, situações que faziam dele o principal nome da prova. GLORY WAR, por sua vez, representava a nova geração, sendo ele o líder inconteste entre os da sua idade, amparado por seis triunfos em sete saídas, e ainda com a vantagem de peso que a idade lhe oferecia. Os demais, também possuiam representatividade, porém com aparente inferioridade em relação aos favoritos. Na prática, após todos partirem em igualdade na busca pela consagração, o que o público presenciou foi um show apresentado pelo atleta de Hermínio Machado. De todas suas batalhas, essa fora então a mais perigosa, mas que no final acabou por traduzir exatamente o significado de seu nome, "GUERRA DA GLÓRIA".....
ADRIANSASSY, com o furor de um tigre baleado, arrancou forte junto à cerca interna para lograr do irreconhecível AMERICAN TIZ a segunda colocação. O SOLE MIO, em uma atropelada comprida, completou a quadrifeta, deixando para o veloz DEEP DREAM a quinta posição.
O ganhador é um M/C - 3 anos - RS - por Holding Glory e War Love (Roman Ruler), de criação do Haras Cerro Formoso, e de propriedade do Cachoeirense Ricardo Corrêa.
Marcelo Souza só comprova que não é por acaso sua atual hegemonia entre a categoria de jóqueis.
Tempo: 145,20s.