Foi disputado na última sexta-feira no hipódromo do Cristal, o Clássico Senador Pinheiro Machado, prova reservada para produtos de três anos e mais idade no percurso de 2.000 metros.
A carreira servia como último teste para o GP Bento Gonçalves, e como já era de se esperar o atual tri-campeão da maior prova de areia do Brasil deu um galope de saúde em seus adversários e reservou em sua agenda a data do próximo dia 13 de novembro para tentar sagrar-se o único tetra-campeão da história do Bento. Cavalo de qualidades inumeráveis , preto tapado,imponente, ILUSTRE SENADOR já possui até fã clube, e mesmo que venha a ser derrotado no próximo dia 13, nunca mais sairá da memória daqueles que tiveram e ainda tem a sorte de vê-lo em ação. Claudinei Farias teve a calma de sempre para trazer o craque até o espelho, enquanto que Luciano Arias e sua equipe foram simplesmente perfeitos nos ajustes do campeão. ADRIANSASSY tentou desde o início da prova ser competitivo contra o defensor da farda de Alberto Tiellet Miorim, e mesmo comprovando viver um grande momento teve de se contentar com a formação da dupla. NAMUR sempre fiel arrematou na terceira colocação, deixando para FERA DO MANO e PLIMPYC IRON as últimas vagas do pódio premiado.
De criação do Haras Figueira do Lago e descendente de Agnes Gold e Maneirissima (Fast Gold), ILUSTRE SENADOR na plenitude de seus sete anos espera agora por AEROMANI e AMERICAN TIZ, cavalos que aparentemente serão seus maiores obstáculos na busca do tetra.
Tempo: 134,40s.