Chegamos ao final do ano de 2020 e as estatísticas prometem muita emoção no primeiro semestre de 2021. Entre os pilotos, Marcelo Souza (19 vit.)vira o ano na frente, e com a partida de Claudinei Farias (19it.) para o turfe carioca, passa a ser o grande favorito para conquistar seu segundo título. Antony Renan (15 vit.) e Leandro Costa (13 vit.) passam a ser os maiores obstáculos do popular "Macaquinho".
Entre os treinadores, a briga tende a ser mais intensa. Porém, Luciano Arias, que no momento é o líder com 13 vitórias, tem ligeiro favoritismo, haja vista ter um plantel quantitativo e qualificado. Felipe Vieira (11vit.) e Anderson Garcia (9 vit.) possuem um plantel mais reduzido, no entanto, as vitórias vêm sendo frequentes e, seguindo nesse ritmo, estarão entre os primeiros na hora da sentença. O experiente Nilton Pires conta com 8 triunfos e também deve brigar pelas primeiras colocações. Adriano Soares e Manoel Duarte seguem na mesma balada de Nilton Pires, e sendo assim não podem ser descartados na busca pelo topo da tabela, principalmente Manoel, que sempre mantém um bom número de animais aos seus cuidados. Hilton Pires, Luiz Eduardo Ferraz e Hermínio Machado possuem 7 triunfos e correm próximo do pelotão da frente.
No quesito proprietários, Alberto Tiellet Miorim, com 11 conquistas, vira o ano na liderança, seguido de perto pelo Stud Sion, com 9 fotografias. José Vecchio Filho e Stud Lobão de Pelotas contam, cada um, com 7 vitórias, sendo que o presidente do clube tem vários potros para debutar, algo que lhe permite sonhar em surpreender os favoritos. O haras Nijú, que lidera entre os criadores, sempre tem potros qualificados e corre logo a seguir, com 6 triunfos, podendo ser outro a lutar pelo lugar mais alto do pódio.
Na luta pelo título de cavalo do ano, Adriansassy, com a conquista da última sexta-feira, assumiu a liderança por soma ganha de prêmios, empatado em 4 vitorias com Fort Red e Tirana da Lagoa. Hércules de Grèce, Gata do Meyer, Never On Sunday e Chico Bento, com 3 triunfos, estão apenas a uma vitória dos líderes, sendo que apenas os últimos dois citados permanecem seguindo campanha no Cristal.