A principal prova da reunião da última sexta-feira no hipódromo do Cristal, sem dúvida alguma era o Clássico Público Turfista
, carreira no tiro de 1.600 metros, que servia de teste para as principais provas da semana do Protetora do Turfe.
Escolhido favorito pelos apostadores, RED SPIRIT não foi nem sombra do que vinha demonstrando ser em suas atuações anteriores, e com uma carreira apenas regular arrematou em um singelo terceiro lugar, deixando em úvida sua participação no Protetora. VAIL VILLAGE fez sua melhor apresentação por aqui, pagando placê em prova forte. MUCHO FON, ainda que não seja mais o mesmo de antigamente, cumpriu bonito papel e terminou na quarta posição. FARROUPILHA BOY, por sua vez, se avançou cedo nas fichas, cansou no final e conseguiu para si a última vaga no placar remunerado. Quem brilhou realmente foi FARO SPARTIVENTO, animal desprezado nas apostas, mas que corrido com mais calma nessa oportunidade, decolou no meio da reta fina, chegando no espelho com vários corpos à frente de seus rivais.
O ganhador é um M/C - 5 anos - RS - por Drosselmeyer e Principessa Capri (Northern Afleet), de criação do haras Stud Principessa Di Capri, e de propriedade de Mauricio Roriz dos Santos. Necessário destacar o treinador Adriano Soares, bi-campeão dessa prova, e Marcelo Souza, que esteve impecável no dorso do campeão.
Tempo: 105,60s.