A primeira prova nobre do Festival do Protetora foi designada aos velocistas. O Clássico Francisco Dall'igna, embora tenha reunido apenas seis participantes, proporcionou 1.000 metros de grandes emoções.
Logo após a autorização do starter, WELCOME TIGER, que figurava como um dos favoritos, sequer arrancou bem, o que por óbvio já lhe alijou da disputa. Retornando de quase um ano de inatividade, quem acertou a partida foi BANDOLEIRO GREGO, que sob a monta de Bruno Queiroz, demonstrou todo o talento de Felipe Vieira na arte de preparar um cavalo de corrida, haja vista que seu pupilo precisou de muita resistência para aparar os ataques da excelente DAY LADY, representante feminina que não lhe deu tréguas nem após cruzar o espelho, uma vez que seu jóquei ainda recorreu ao sino de reclamação. No entanto, após análise da Comissão de Corridas, ficou evidenciado que nada de prejudicial ocorreu entre eles, ficando definitivamente decretada a vitória do pupilo do Stud AML. IQUEALIS, por sua vez, também teve seu terceiro lugar contestado pelo piloto do quarto colocado NIOBIO, mas de igual modo o colegiado entendeu pela confirmação da ordem da corrida. FLETCHER completou o placar, enquanto que WELCOME TIGER fechou o lote.
O ganhador é um M/C - 5 anos - MS - por Desejado Thunder e Rainha da Grécia (Blade Prospector), de criação do renomado Haras Ponta Porã.
Tempo: 61,10s.