Foi disputado na última sexta-fira no hipódromo do Cristal, o GP Protetora do Turfe, prova disputada no percurso de 2.200 metros em pista de areia.
Logo após a autorização do starter, AEROMANI tratou logo de assumir o comando das ações; ILUSTRE SENADOR e ADRIANSASSY contornaram a primeira curva lutando pela segunda posição, com HUBLI e EL CAMPEON logo a seguir, enquanto o restante do pelotão corria mais afastado. Os participantes abordaram a reta oposta sem grandes alterações, a não ser o fato de AEROMANI ter aumentando a diferença em relação a ILUSTRE SENADOR que ,a essa altura, já se firmava em segundo. A seguir, HUBLI e EL CAMPEON se alternavam entre a terceira e quarta colocação. Faltando 800 metros para a sentença, o piloto de ILUSTRE SENADOR procurou por debaixo do braço e, ao perceber que seu único rival era realmente o ponteiro, tratou de acelerar o ritmo para chegar na reta final em condições de partir para o ataque. Se por um lado, a estratégia de Claudinei Farias estava perfeita até aquele momento, a ideia traçada pela equipe de AEROMANI também estava exatamente conforme o previsto e, quando ILUSTRE SENADOR partiu para cima de dele, Fernando Larroque usou o último item de seu planejamento, ajustando seu conduzido e rumando para o espelho, entrando de maneira incontestável para os anais da história do Jockey Clube do Rio Grande do Sul. O tri-campeão do Bento Gonçalves pela primeira vez deixou a raia do Cristal com uma colocação que não fosse a vitória Porém, para seus interessados, a derrota teve um sabor especial, pois o craque comprovou que ainda tem lenha para queimar e, sendo assim, manteve vivo o sonho de tornar-se o único tetra campeão da maior prova de areia do Brasil. A revanche entre AEROMANI e ILUSTRE SENADOR já tem data marcada, e por certo se na oportunidade já estiver liberada a entrada de público nas dependências do clube, as tribunas do Cristal deveram receber muitos turfistas que servirão de provas vivas deste que é, desde já, um dos embates mais esperados das últimas décadas. OLYMPIC IRON, comprovando uma evolução quase que sobrenatural, logrou de EL CAMPEON o terceiro lugar nos metros decisivos, cabendo a TYPE STRYPS a última vaga do pódio premiado.
O ganhador é um M/C - 5 RS - por Aerosol e Glumani (Sulamani), de criação de Ulisses Lignon Carneiro, e de propriedade do "TURFMAN" Agamenon Machado Berni. E.Santos (popular 11hs) e F.Larroque estiveram perfeitos em suas respectivas atribuições.
Tempo:148,30s.