O primeiro enfrentamento clássico do festival do Protetora foi a prova destinada aos velocistas, Clássico Francisco Dall`igna no percurso de 1.000 metros.
Com a deserção do veloz JAZZ MANN, ficou a encargo de PAYADOR DO SARANDI e TIGER OF JOY imprimir o ritmo da carreira, com FORTE RED e HENRI MATISSE vigiando de perto as pegadas dos dois primeiros colocados, enquanto que mais atrás corriam STORM MACHINE, OLYMPIC JULIEN, IN CHIEF, SOLIDASTER e FARROUPILHA BOY. Ao contornarem a curva de acesso a reta final, FORTE RED e HENRI MATISSE assumiram o protagonismo, passando a bater cascos juntos na luta pela primeira colocação. Todavia, quando tudo parecia que seria decidido entre eles, surgiram do fundo do lote IN CHIEF e FARROUPILHA BOY, sendo que esse último parecia um avião decolando, saindo da última colocação para a vitória em aproximadamente 100 metros. A arrancada do campeão foi tão avassaladora, que o piloto do segundo colocado FORTE RED ficou nitidamente surpreso em ser ultrapassado. IN CHIEF ainda encontrou tempo para superar HENRI MATISSE e garantir para si o terceiro lugar, cabendo a SOLIDASTER a quinta colocação.
O ganhador é um M/A - 6 anos -RS - por Drosselmeyer e Unbeliaveble Lady (Gilded Time), de criação do Haras Anderson e de propriedade de Alberto J.Tiellet Miorim. Claudinei Farias foi cirúrgico no dorso do ganhador, e o treinador E.Santos (11 horas) comprovou que entende muito do ofício.